sexta-feira, 16 de maio de 2008

STAMFORD BRIDGE


Lamento desiludir quem por engano entrou neste site, mas não vão ler nada sobre o Chelsea.

Mas se estiverem interessados, ao lerem este post vão ficar a saber que antes de ser o nome do estádio dos "blues", Stamford Bridge é nome da mais inconsequente vitória da história britânica. No dia 25 de Setembro de 1066, o exército comandado por Harold (último rei saxão da Inglaterra) derrotou o exército do seu homólogo rei da Noruega perto da cidade de York.

Essa vitória anglo-saxónica, marcou o fim das invasões vikings, que tinham assolado a Grã-Bretanha desde o século VIII, acabando com um periodo de instabilidade política que condenara a ilha a viver uma contínua idade das trevas.

Porém Harold, não teve tempo para grandes festejos e teve que marchar para sul, para ir ao encontro do exército normando que acabara de invadir a ilha.

A 14 de Outubro de 1066, na colina de Senlac (nas cercanias de Hastings) o exército invasor de Guilherme, Duque da Normândia, derrotou as debilitadas forças de Harold e marchou para Londres, onde viria a ser coroado no dia de natal - na Abadia de Westminster - como o primeiro rei de Inglaterra.


Stamford brigde foi mais uma das vitórias de Pirro em que a história é tão fecunda. Nunca ocupará um lugar no coração dos ingleses como Hastings, Agincourt, Waterloo, Somme ou El Alamein ocupam.

Mas será sempre um ponto marcante da história do país, pois foi nesse dia, que a contínua ameaça dos vikings terminou.

Ironicamente, semanas depois de se finalmente derrotarem os inimigos de séculos, seriam derrotados pelos normandos, que eram nem mais nem menos que os descendentes dos vikings que tinham conquistado a Côte Normande, dois séculos antes.


Sem comentários: