segunda-feira, 30 de março de 2009

POUCA TERRA, POUCA TERRA

Quem leu o público hoje pode confirmar num pequeno mapa o quanto a Refer tem cortado na rede ferroviária nacional desde os anos 90.
Olha para o Minho e vê que já encerraram umas linhas. Espreita o Alto Minho e lá está mais uma linha que já foi devidamente encerrada.

Vamos descendo os olhos pelo mapa e vemos que os cortes acontecem sobretudo no Norte profundo e no Alentejo igualmente profundo. Será a toa que são as duas regiões mais pobres do país?
Mas se olharmos para o centro do país deparamos com o caso de Viseu que é uma verdadeira vergonha... Sabiam que estamos a falar da maior cidade da Europa Ocidental sem acesso ferroviário?
Mas à Beira Alta não lhe tiraram só o acesso a Viseu, fecharam a linha do Vouga e a ligação entre a Covilhã e a Guarda, não vão os beirões começarem a andar por aí de comboio, digo eu.

Continuando a olhar o mapa, nota-se que o Algarve também não escapa aos cortes. Ali bem pertinho de Espanha a Refer também resolveu poupar uns trocos.
E o Alentejo? Será que ao menos nos comboios não há desertificação? Não sejamos crentes, é óbvio que há e não é pouca. E já agora experimentem chegar de comboio a Évora e depois vejam o que o vosso traseiro tem a dizer sobre a viagem...

Passemos para a Beira Litoral onde existem cidades cheias de gente como Coimbra, Aveiro, Figueira da Foz. Será que aqui também chegou a tesoura ou alicate, ou lá que coisa estes senhores usam para desactivarem as linhas?
Sim, Coimbra levou um cortezinho, da Figueira é melhor não falar e ai de que alguém em Aveiro que queira falar da linha do Vouga que a ligava a Viseu.

Bem... já que a terceira cidade do país sofreu cortes vamos avançar para o Porto, porque com a gente do Norte é que eles não se metem...
Mas tu queres ver que também fecharam linhas no Grande Porto?
Oooops, pelos vistos sim. E é que nem foi uma, nem duas, mas sim três.
Em verdade deve se dizer que uma das linhas passou a Metro (como aconteceu também em Mirandela e irá acontecer em Coimbra), mas isso lá é desculpa se desactivarem linhas atrás de linhas?

Resta-nos espreitar Lisboa, deixa cá ver o mapa...
Mas... Não me digam que não cortaram nada? O meu mapa deve estar errado porque aqui parece-me que na Grande Lisboa nem um metro de linha foi desactivado.

Isto não faz sentido, se Portugal é Lisboa e o resto é paisagem, há melhor maneira de atravessar essa mesma paisagem do que num lento e fumegante pouca-terra pouca-terra?


P.S.- Omiti deliberadamente Trás-os-Montes e Alto Douro, porque este texto pretende brincar um pouco com a situação, mas os cidadãos dessa região do país que pagam os mesmos impostos que eu e tu, além de não terem auto-estradas e de lhes andarem a tirar hospitais, ainda levam com o maior número de cortes nas linhas ferróviarias do país, e como tal não devem achar muita piada ao meu sentido de humor.

Sem comentários: