sexta-feira, 5 de março de 2010

NO QUE TOCA A DECAPITADOS... (UMA ANÁLISE FUTEBOLEIRA)


Tríptico de São João Baptista e São João Evangelista (detalhe da tela da esquerda)
Hans Memling
1479




Salóme com a cabeça de São João Baptista
Caravaggio
(c.1607)



No que toca a decapitados é minha modesta opinião que Caravaggio ganha 4-2 a Memling mas só após prolongamento.
Convém contudo lembrar que neste jogo de decapitados, aos 107 minutos o alemão ( naturalizado holandês) teve um golo mal anulado que podia ter virado a sorte do jogo.
Com a partida ferida de ilegalidade e o resultado viciado (queremos os meios tecnológicos na pintura, já!!), veio ao de cima a experiência e sangue frio do italiano que seguríssimo na defesa - fiel ao catenaccio, apesar dos barroquismos - conseguiu aguentar a pressão do ilustre representante da escola holandesa e num contra-ataque fulminante ainda marcou um quarto golo que lhe permitiu levar a taça para casa.

3 comentários:

K disse...

Definitivamente o Caravaggio. Digo eu que não percebo nada disto, porém com a certeza de que quem mo mostrou lê-me de uma maneira como poucos, ou mesmo mais nenhuns, conseguem.

Mas eu gostei foi de uma outra degolação. O que não abona muito a meu favor (na morbidez da coisa)

Pedro Silveira disse...

e qual foi essa degolação?

K disse...

é a Judith a degolar o Holofernes